domingo, 3 de abril de 2011

Lembrei-me de um dia

Era Maio, mas a brisa gélida que se fazia sentir não correspondia ao sol que brilhava entre as nuvens..
Vagueava pelas ruas de Paris, apenas eu e a minha solidão arrogante..
Preocupação? nenhuma..
medo?nem réstia dele..
...mas sim uma grande dose liberdade e independência..
"Menos mal que me livrei daquela gentalha arrogante..não há paciência.." pensava para os meus botões..
Quantas vezes, no meio de uma multidão, a solidão torna-se uma realidade?!
- bah, mas que cliché corruído pela mente humana! Só se sente só quem quer, quem assim o deseja, quem - só assim- se sente bem!
Gosto de estar comigo, assim estive em muitos momentos da minha, ate então, curta vida. E não me arrependo de cada minuto em que sonhar era imperativo, num estado alucinado tal que a realidade tremia e quebrava, face ao meu outro eu macabro e sedutor.
Passei perto da torre eiffel.. e que fila..gente sôfrega sedenta de protagonismo..fariam um favor à sociedade se se limitassem à sua insignificancia de seres passageiros!
Olho de esguelha e apanho um negro a olhar na minha direcção..trazia chaveiros e pulseiras, embrulhadas em mãos gastas pelo uso..
...olhar malicioso..
...lábios arreganhados num sorriso guloso, banhado por pensamentos perversos..
-"Era só o que me faltava agora! Muito bem..apanha-me então, se conseguires!"
Rodopiei sobre os calcanhares e penetrei a multidão..reparei que a "besta" fazia o mesmo, que nem felino em busca da sua presa..
"Que raio, filho da puta..se me apanhas fodo-te o focinho!"
Serpenteei, flutuem e planei entre multidões suadas de preconceito e luxuria; deu-me vómitos mas não era a altura ideal..nunca é, alias.. fiz muito esforço para pensar no crepe de nutela que comeria nessa noite junto à rolote da esquina; incrivelmente passou-me as náuseas..
Espreitei por cima do ombro, e nada, nem sinal do preto voraz.
Inspiro solenemente.."ah, consegui..que palerma!"
Incrível como é difícil encontrar um françes genuíno em França, ainda pra mais em Paris..são todos pretos, amarelos, cor-de-rosa.. de genuíno só há as catedrais mais antigas, e mesmo assim..
Ainda tinha 4horas, e sendo domingo as entradas no Louvre eram gratuitas. Dito e feito, eis o programa para o resto da tarde!
Ao chegar a minha vez da fila os seguranças chamaram-se à parte, com caras desconfiadas de bulldog quando cheira comida estragada. Falando num françes apressado, la percebi por fim que se tratava da minha mochila..e depois de a revistarem, confiscaram a minha "inofensiva" faca de sobremesa que usava no patê de atum com torradas. "Mas que merda..ate parece que levo uma bomba!"
La continuei, e passei as seguintes 4horas inteirinhas mergulhada em arte e artefactos quase tão antigos como as estrelas. Ainda me escaparam 2 salas de estátuas, mas também nunca me entusiasmei muito ao ver uma quantidade generosa de personagens nuas com um pirilau diminuto e desproporcional..tem graça, pra quem antes sentia pudor, agora mostra apenas indiferença..presumo que não me espantaria nada se me cruzasse na rua com pessoas nuinhas como vieram ao mundo..tornaram-se meros objectos.
A noite caiu vagarosamente e o meu estômago já sabia que horas eram: era hora do tal crepe tão esperado..hum..tinha mesmo de ser!
Dirigi-me à barraca mais próxima e no meu françes espanholado e enrolado lá pedi a doçaria..levou-me 3.50€ e roubou-me ate mais não na nutela..
-"cabra da chinoca, de mim não mais terás nada!"
Eram as 21h.. a pouca juventude que se encontrava na rua, empenhava as garrafas já embriagados e alegres..invejava-os..e eu, sem pinga de álcool que me aquecesse o sangue gelado..
Enfim..engoli a minha última salada barata com um gole de agua e aconcheguei-me no banco frio da praça..caia uma chuva miúda..
"Em breve estarei em casa, e tudo isto, será apenas uma recordação distante.."


4 comentários:

  1. adorei o tipo de escrita! :) tenho uma giveaway no meu blog perfeita para ti e queria convidar-te a participar! :)

    Leonor
    thesparklinglemon.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. PARTICIPE DO SORTEIO EM PARCERIA COM A OASAP
    UMA PEÇA À SUA ESCOLHA:

    LINK:
    http://nemtaofrageis.blogspot.com.br/2013/05/sorteio-em-parceria-com-oasap.html

    ResponderEliminar
  3. obrigado Claudia ;) nao me ando a dedicar à escrita e sinto tanto a sua falta. prioridades*

    ResponderEliminar